Pesquisar este blog

4 de agosto de 2010

Resolvi postar alguns trabalhos do curso que faço!

DISCIPLINA: Introdução às Narrativas e Roteiros Interativos

Atividade Final – Roteiros Interativos


O prefeito da cidade (onde está situada a escola) irá contratar uma empresa de propaganda e marketing para promover a imagem do município e atrair investidores, empreendedores e turistas, mostrando que a cidade possui infra-estrutura para receber qualquer tipo de pessoa, inclusive as deficientes. A ideia seria mostrar uma cidade perfeita, com condições adequadas.

A proposta é a empresa contratada evidenciar positivamente os aspectos geográficos, econômicos, físicos, ambientais, turísticos, de segurança, de saúde, etc. Ao levantar os dados necessários a empresa também teria apresentar soluções e propostas para possíveis impactos ambientais, interesses políticos, problemas de infra-estrutura, como por exemplo, calçadas e sinalização adequadas para deficientes. Os alunos também passariam por possíveis situações de corrupção, onde sentiriam a força da manipulação, da negociação e da influencia política. Além disso, no projeto também teria que constar atrativos para os investidores e quais empresas poderiam ser instaladas na cidade.

Os alunos fariam o papel de donos de empresas interessadas em realizar a propaganda. Teríamos empresários inteligentes e honestos, inteligentes e desonestos, sábios, com carisma, alguns com grande poder de persuasão, tímidos e competentes, criativos, de várias religiões e classes sociais distintas. Dependendo do número de alunos, cada personagem poderia ser interpretado por uma dupla, trio ou quarteto de alunos.

O orientador pedagógico faria o papel do prefeito, ele intermediaria, incitaria ou terminaria os conflitos e situações necessárias.

Os professores de diferentes disciplinas iriam interpretar os secretários municipais, vereadores, ativistas ecológicos e representantes da hotelaria e do comércio da cidade. Eles seriam responsáveis por testar os conhecimentos dos alunos, os prévios e os que eles levantariam através das pesquisas.

O cenário do jogo seria a cidade, onde os alunos fariam suas pesquisas, levantariam os dados, fariam entrevistas, tirariam fotos, etc. A prefeitura da cidade também seria muito utilizada, pois alguns dados só são encontrados lá.

A empresa contratada seria a que se saísse melhor nas seguintes etapas:

  1. Apresentação do projeto para todos os membros envolvidos no jogo – neste momento seria apresentado, o esboço do projeto. A pesquisa realizada, os dados levantados e todos os itens solicitados para o projeto.
  2. Conversas e reuniões apenas com o grupo composto pelos professores e orientador pedagógico – seria neste momento que os alunos passariam pelas situações mais embaraçosas possíveis, seriam indagados e submetidos à situações de corrupção.
  3. Debate entre os empresários
  4. Apresentação do slogan e de como se daria a efetiva propaganda os meios que os eles usariam para a promoção.
  5. Apresentação do orçamento.

Seriam pré-estabelecidos critérios de avaliação e pontuação para as etapas apresentadas pelos alunos.

Acredito que no fim da atividade todos sairiam vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário